Páginas

domingo, 31 de julho de 2011

Importancia de lavar as mãos





Nós não enxergamos a olho nu, mas bactérias e micróbios circulam livremente por aí, principalmente nas mãos das crianças, o que pode contribuir para a ocorrência de diarreias, cólicas intestinais e vômitos. Para reduzir as incidências de doenças, um sinal de alerta foi feito recentemente para conscientizar os pais.
No Brasil, duas pesquisas realizadas pelo sabonete antibacteriano Lifebuoy, mostraram que, apesar da maioria das mães (84%) dizer lavar as mãos com sabonete após ir ao banheiro, 65% das crianças apresentam coliformes fecais nas mãos. Entre as bactérias estão Enterococcus e Escherichia Coli, relacionadas a doenças gastrointestinais.
Divulgação / Getty Images

Tem que se prevenir, mas, também tem que tomar cuidado para não gastar muita água!!

Um pouco sobre a água





A água é um recurso natural de valor inestimável. Mais que um insumo indispensável à produção e um recurso estratégico para o desenvolvimento econômico, ela é vital para a manutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos que mantêm em equilíbrio os ecossistemas. É, ainda, uma referência cultural e um bem social indispensável à adequada qualidade de vida da população.
A conservação da quantidade e da qualidade da água depende das condições naturais e antrópicas das bacias hidrográficas, onde ela se origina, circula, percola ou fica estocada, fora de lagos naturais ou reservatórios artificiais.

Isso porque, ao mesmo tempo em que os rios, riachos e córregos alimentam uma determinada represa, por exemplo, eles também podem trazer toda a sorte de detritos e materiais poluentes que tenham sido despejados diretamente neles ou no solo por onde passaram.

Recentemente muito se tem falado a respeito da "crise da água", e especula-se sobre a possibilidade da escassez deste recurso vital se tornar motivo de guerras entre países. É preciso haver consciência de que, exceto no caso de regiões do planeta emque há uma limitação natural da quantidade de água doce disponível, na maioria dos países o problema não é a quantidade, mas sim a qualidade desse recurso, cada vez pior devido ao mau uso e à sua gestão inadequada.

Caes Galgos

Cães galgos enforcados numa árvore em Arevallo, região de Castilla y Leon.

Espraiando-se pelas praias azuladas e pelos restaurantes e bares da região espanhola de Costa Blanca e passando pelos resorts da Costa Del Sol até a Costa de La Luz e Málaga, capital da Costa de Golf, há sempre algo para divertir a todos, seja com a família, jogando golfe ou vendo a paisagem em Granada, Córdoba ou Sevilha, capital da Andaluzia.
Mas, apesar deste lado “ensolarado”, existe um lado sombrio na Andaluzia e em Murcis, o qual não se encontrará mencionado nos guias de turismo ou websites. Se você já esteve em um desses lugares antes, pode-se notar a grande quantidade de cachorros famintos e amedrontados ao redor dos restaurantes, esperando que alguém lhes jogue um pedaço de pão; pode-se ver grande quantidade de excrementos caninos nas calçadas ou cachorros atropelados e feridos ignorados ao lado das rodovias, afirmou o inglês “The Telegraph”.
Isso é especialmente ruim nesta época do ano, já que a estação de caça invernal espanhola terminou e os “galgueros” – caçadores espanhóis – abandonam seus galgos – cachorros caçadores – aos montes. Os caçadores descartam seus cachorros como bitucas de cigarro. Eles poderão comprar outros em setembro, quando a próxima estação de caça começar. Isso é um problema para os refúgios e associações de resgate animal há décadas e os governos regionais e nacional se recusam a resolver a questão.
Tina Solera é uma jovem inglesa que está tentando fazer algo a este respeito. Ela e seu marido espanhol, Jaime, vivem em Murcia com seus dois filhos há quatro anos. Neste meio tempo, Tina se tornou voluntária de um abrigo espanhol para animais e abriu seu próprio refúgio – Galgos Del Sol – especificamente para cães galgos, em colaboração com outro casal inglês – Gaynor e Les – que além de possuírem a propriedade, mudaram-se para a Espanha.
“O cachorro abandonado é um problema na Espanha e é desolador e difícil de descrever sem entrar em depresão”, ela diz. “Nós os pegamos de auto-estradas, armadilhas e de canis – conhecidos aqui como centros de eutanásia; a maioria tem ferimentos e está amedrontada. Todo dia eu vejo um cachorro abandonado. Um bom dia é aquele em que só vejo um”.
Tina mora próximo de muitas praias consideradas maravilhosas e localizadas no Sul de Alicante, onde há muitos cachorros abandonados e famintos. “Mesmo no exterior dos portões da escola, nós temos um sério problema com os excrementos caninos. As pessoas não percebem o risco que isso tem para a saúde”.
Nos últimos 10 a 15 anos, muitos resorts da Costa Del Sol sofreram consideráveis mudanças com a inclusão de shoppings centers, restaurantes, hotéis e pousadas. Málaga também sofreu com o problema dos cachorros abandonados.
Charl Del Rio se mudou para a região com o seu marido espanhol e seus filhos há dez anos e começou a resgatar cachorros abandonados depois que lhe contaram que um caçador enforcou seu galgo numa árvore.
“Os cachorros andam pelos restaurantes e às vezes as pessoas lhes jogam pão ou chamam o canil. Todo lugar que você anda tem excremento canino. Qual a impressão que isso dá aos turistas?”
Ambas as mulheres afirmam que educar as futuras gerações é a melhor maneira de livrá-los da ideia de que a crueldade contra animais – seja uma tourada, uma corrida de cavalos, o apedrejamento de perus (todos em nome da tradição) – é aceitável.
Elas montaram um pacote para apresentar às escolas e Tina foi convidada para visitar a escola de sua filha, com o seu galgo Guapo, para uma sessão que incluía enrolar massinha marrom e espalhá-la no chão e recolhê-la em sacolinhas plásticas.
Como a maioria dos voluntários resgatadores através da Espanha, a viagem através da costa é emocionante. Como em qualquer país, existe uma minoria que lhes odeia.
Assim, enquanto você está nadando ou tomando sol nas Costas espanholas, esteja atento para o lado negro da vida, atentando para os restaurantes e bares. Não é só de sol e de sangria que a Espanha é feita.

Queimadas e desmatamentos



A dimensão das queimadas na região tropical tem provocado preocupação e polêmica em âmbito nacional e internacional. Elas estão em geral associadas ao desmatamentoe a incêndios florestais, e, no caso do Brasil, onde ocorrem mais de 200 mil por ano, as pesquisas indicam que as queimadas são, na maioria das vezes, uma prática agrícola generalizada. Aproximadamente 30% delas ocorrem na Amazônia, principalmente no sul e sudeste da região
.O Brasil é um dos únicos países do mundo a dispor de um sistema orbital de monitoramento de queimadas absolutamente operacional. Dezenas de mapas de localização são gerados por semana, durante o inverno, e, neste trabalho, são apresentados dados quantitativos do monitoramento orbital das queimadas ocorridas na Amazônia. O monitoramento é fruto de uma colaboração científica multiinstitucional, envolvendo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Núcleo de Monitoramento Ambiental - NMA/EMBRAPA, a Ecoforça - Pesquisa e Desenvolvimento e a Agência Estado (AE). Os resultados estão sendo obtidos graças ao estudo diário de imagens dos satélites norte-americanos da série NOAA, de responsabilidade da U.S. National Oceanic and Atmospheric Administration.
O impacto ambiental das queimadas preocupa a comunidade científica, ambientalistas e a sociedade em geral, pois elas afetam diretamente a física, a química e a biologia dos solos, alterando, ainda, a qualidade do ar em proporções inimagináveis. Também interferem na vegetação, na biodiversidade e na saúde humana. Indiretamente, as queimadas podem comprometer até a qualidade dos recursos hídricos de superfície. Várias pesquisas científicas recentes estão ajudando a compreender a real dimensão deste impacto, em particular no caso da Amazônia.








sábado, 30 de julho de 2011

Luz





Com o desperdicio  de luz além de pesar no nosso bolso no fim do mês, também prejudica ao meio ambiente, um exemplo é o dos corais deixando eles mais fracos e esbranquessados e por fim acabam morrendo deixando o mar sem vida e os peixes sem moradias, acabam afetando todo o oceano e um dia isso virá afetar a nós também.Sabendo disso vamos começar a economizar energia.

                                   Antes



                                                                                  Depois
                                                                                                         


Cachorrinhos famintos



Existem varios cachorros passando fome na rua a cada dia mais de 200 cachorros morrem por falta de alimento,nao vamos transformar isso em uma realidade basileira, ajudem acabar com a fome dos animais doando ração para nosso site por sedex, se estiver interessado em colaborar entre comentarios e converse com nosco que mandaremos o endereço e voceis mandam pelo correio a ração obrigada pela atenção.
Cachorro morre de fome

reciclagem






Assim como nas cidades, na zona rural a reciclagem também acontece. O lixo orgânico é utilizado na fabricação de adubo orgânico para ser utilizado na agricultura.
Como podemos observar, se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter , muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável do planeta.
Exemplos de Produtos Recicláveis
- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requijão, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.
- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.
- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.
- Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos pláticos, embalagens e sacolas de supermercado

Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade  foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.
Importância e vantangens da reciclagem 
A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis  aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.
No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.
Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.                
        
Muitos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um nível de reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.
Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, tem encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências. Outro dado interessante é que já é comum nos grandes condomínios a reciclagem do lixo.
 Símbolos da reciclagem por material